Alunos de Gestão de Recursos Humanos apresentam Carolina Maria de Jesus
Disciplina de Leitura incentiva o debate sobre uma das mais importantes autoras negras do Brasil e seu histórico livro “Quarto do Despejo”
Vitória Ribeiro Silva*
Estudantes do primeiro semestre de Gestão de Recursos Humanos da Universidade São Judas Tadeu, no Butantã, promoveram um projeto que possibilitou o aprendizado sobre a carreira de uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do país. A iniciativa partiu do coordenador do curso, Antônio Fernando Gomes Alves, ao solicitar uma exposição embasada na análise de algum livro nacional.
Engajada nas discussões realizadas em sala de aula, Maira Mariano, professora da disciplina Leitura, Escrita e Oratória optou pela escolha da obra “Quarto do Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. A exposição ocorreu no saguão da faculdade durante o mês de maio, permitindo aos estudantes o fácil acesso à compreensão do livro que relata as dificuldades da mulher negra na periferia.
“O projeto ofereceu aos alunos uma oportunidade de produzir textos críticos à respeito da obra. Além disso, participaram de debates e expuseram aos visitantes a importância do livro”, comentou Maira. A iniciativa foi a primeira experiência da professora na universidade liderando os alunos em um projeto de exposição de painel.
Descoberta por acaso
A atividade realizada pode ser vista como uma alternativa para os universitários adquirirem conhecimento relevante. Cogita-se a implantação do exercício no plano de ensino do curso.
“Considero as exposições como uma ótima oportunidade para os que participaram da organização e também para os que visitaram o ambiente de estudo contribuindo com perguntas. Os alunos de Gestão RH sentiram-se protagonistas da atividade e de todo o processo”, avaliou Maira.
*Especial para a Agência Conecta. Colaboraram: Alison Camargo e Thalita Rodrigues